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Dieta da Pirâmide alimentar

A dieta conhecida com dieta da Pirâmide alimentar, segundo informações na internet, foi desenvolvida pelo departamento de Agricultura americano e é uma maneira bem simples de oferecer uma orientação para que você mesmo escolha seus cardápio  balanceado para uma dieta.
Para isso você só precisa respeitar alguns pontos:

  • Diversifique os alimentos.
  • Mantenha-se com um peso que não ponha sua saúde em risco
  • Prefira a dieta que diminua drásticamente  a gordura, a saturada também, e o colesterol
  • Sua Dieta deve ser rica em vegetais, frutas e grãos.
  • Modere o uso do açucar.
  • Modere o uso do Sal
  • Modere o uso de bebidas alcoólicas



Agora vamos a Pirâmide alimentar:
A idéia é a do Equilíbrio, por isso você encontra todo o tipo de alimento disponível. Só equlibre sua alimentação e não abra mão dos pontos listados acima.

O ponto que reforça a idéia do equilíbro e variedade é o de que não existe um único alimento que contenha todos os nutrientes de que nós necessitamos. Então deve privilegiar o equilíbrio destes nutriente e evitar o exagero de um em relação a outro.


A pirâmide é dividida em  grupos e a dieta diária deve conter alimento dos grupos que compõem a pirâmide.
Agora se atente para o detalhe de que sua idade , seu sexo e o nível em que  você se exercita pode alterar as quantidades necessárias a sua dieta.

Como toda dieta ela  não é como uma conta de matemática, com um resultado exato, por isso vale você ficar atento ao andamento da sua dieta. Além disso esta dieta já é de grande auxíio para se começar uma verdadeira mudança de hábitos alimentares.

A pirâmide funciona assim:

 Os alimentos que estão na base são os que se devem ser consumidos com frequência maior. E os que estão no topo com uma frequência menor.

Sendo assim, por exemplo, uma proporção na alimentação diária seria assim:

Cereais, pães, arroz e massas - 6 a 11 porções.
Vegetais - 3 a 5 porções
Frutas - 2 a 4 porções
Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes - 2 a 3 porções
Leite, iogurte e queijos - 2 a 3 porções
Gorduras, óleos e açucares - use de forma reduzida.

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