Perguntas e Respostas Sobre a Linhaça

Muito se fala sobre a Linhaça e seus benefícios para a saúde. Mas ainda se tem muitas dúvidas sobre suas propriedades e seu funcionamento adequado.
Então decidimos disponibilizar esta seção de perguntas e respostas sobre a Linhaça para tentar auxiliar você no conhecimento maior desta semente que está mudando a vida de muita gente.

O que é a Linhaça?
A Linhaça é uma semente pertencente a uma planta conhecida como Linho, da família das Lináceas e tem origem Asiática. Você já deve ter ouvido falar do Linho como elemento utilizado para a confecção de tecidos.

Quantos Tipos de Linhaça existem?
Existem 2 tipos.  A dourada e a Marrom.

Qual a diferença entre os tipos de Linhaça?
A dourada  ou Clara é mais difícil de ser encontrada aqui no Brasil  pois é melhor adaptada ao clima mais frio. Na maioria das vezes a que você encontrar por aqui é importada e na maioria dos casos vem do Canadá. Ela possuí um gosto mais suave do que a Marro.
A Linhaça Marrom é a que se encontra normalmente por aqui. Esta é adaptada a climas mais quentes, como o do Brasil. Ela possuí uma casca bem mais consistente do que a dourada , mas atenção: os dois tipos possuem os mesmos nutrientes.

A Linhaça dourada você encontra por aqui bem mais cara do que a Marrom, mas as 2 possuem os mesmo nutrientes.

É preciso tirar a Casca da Linhaça?
Não, de maneira nenhuma. Um dos pontos principais da Linhaça é a sua casca. Ela contém uma grande mistura de proteínas, minerais e vitaminas, como, por exemplo a Vitamina e que auxilia o funcionamento correto das células afastando problemas degenerativos e o envelhecimento precoce.

O que tem de Bom na Linhaça?
Além do citado acima na linhaça você encontra o ômega 3 , na verdade é um dos alimentos que mais contém ômega 3. Ainda contém ômega 6, vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Na Linhaça existe a presença de ômega 3 e ômega 6 de forma balanceada. Este equilíbrio da presença destes dois elementos  acaba ajudando na produção do nosso corpo de prostaglandinas, que acabam agindo como agendes removedores do excesso de sódio nos Rins. e também sendo um importante auxiliar na saúde cardiovascular.

Um dos pontos fortes da Linhaça é  a Lignana.
A Lignana está sendo melhor conhecida agora mais as suas aplicações são importantíssimas.
Ela é chamada por especialistas de Fito estrógeno, que é como um tipo de falso hormônio, substituindo o estrógeno.
fonte de estudo, a Lignana , vem sendo apontada como a responsável pela redução de tumores de Câncer de mama. Isso mesmo. Estudo comprovou que a Lignana leva a célula doente à morte. Segundo estes estudiosos nem em laboratório conseguiram criar um componente tão eficiente para esse fim. Mas tudo isso, claro, é feito sob supervisão médica, pois o excesso pode sim fazer mal.
Neste estudo, por exemplo, as pessoas monitoradas receberam uma quantidade de 25 g de Linhaça por dia.

Porque a Linhaça é tão Oleosa ?
A Semente da Linhaça possuí quase que 40% da sua composição de óleo. Mas saiba que todo esse óleo é estritamente saudável. As Gorduras contidas na Linhaça são poliinsaturadas , aquelas que não são  produzidas pelo corpo.

Porque é preciso triturar a Linhaça?
A Linhaça, para melhor consumo, deve ser triturada antes de você comer.
A Casca geralmente é muito resistente e fazendo este processo de triturá-la você irá facilitar a ingestão pelo seu organismo de seus nutrientes. Mas antes deixe ela  torrar por pelo menos 15 minutos. Depois faça o processo de triturar no liquidificador.
Uma dica: É preferível que você mesmo faça esse processo em casa. Você encontra a Linhaça já triturada, como farinha de Linhaça, mas você fazendo isso em casa irá preservar mais os nutrientes presentes no alimento.


Quanto se deve consumir de Linhaça?
O consumo recomendado é de  2 colheres de sopa, no máximo, por dia , para adultos e de 1 Colher de sopa , no máximo, para crianças, por dia. É muito importante não ultrapassar esses limites pois como é uma semente é importante que saiba que não se deve nunca consumir nenhum tipo de semente em excesso.

Uma dica que é dada por alguns profissionais é de sempre que se for consumir sementes, elas devem estar cruas e previamente germinadas. Pra você mesmo fazer isso deixe  8 horas de molho em água filtrada (umidade) durante à noite. Desta forma, o aproveitamento de todo o material biológico e energético deste tipo de alimento será maximizado.

Mas a maioria que encontramos falava sobre aquecer as sementes e depois triturar.

Afinal de contas, quais são as utilidades da Linhaça?

  • Rejuvenescedor
  • Auxilia na perda de peso
  • Combate a anemia
  • Prevenção de câncer
  • Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos
  • Melhora as condições da pele e cabelo
  • Auxilia os sistemas digestivo, imunológico, nervoso e cardiovascular

  • Auxilia no combate à acne.



  • Auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;



  • Auxilia na modulação do sistema imunológico; - Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;



  • Auxilia no controle da glicemia



  • Regulariza a função intestinal.





    Bom , que essas perguntas  e repostas possam ajudá-lo a tirar algumas dúvidas , mas procure sempre uma orientação profissional antes de iniciar uma dieta. O Profissional irá traçar um planejamento mais adequado a você.
  • 0 comentários